sexta-feira, 3 de maio de 2013


A gestão começa em casa

                                     *Por Emir e Margarete Pinho

 

Todos os dias somos bombardeados com milhares de informações sobre os segredos, as magias e as espetaculares questões que envolvem o empreendedorismo, a gestão sobre negócios e sobre o sucesso.
Na prática, não podemos esquecer que todos nós começamos nossas caminhadas da mesma forma:
Totalmente indefesos e completamente pelados!
Nascemos despidos de pudores, de crenças e tremendamente mal acostumados com uma tranquila e perigosa zona de conforto, iniciada nos mais profundos úteros maternos.
Eu e a Margarete descobrimos, depois de vivermos nossas experiências anteriores, depois de arriscarmos bastante, de errarmos muito e de acertarmos algumas vezes, que o maior segredo do sucesso, da felicidade e dos negócios está na gestão!
Isso mesmo! Nosso sucesso inicia de fato na gestão das coisas mais distintas, comuns e corriqueiras, mas que integram nosso cotidiano.
O exemplo começa em casa. E queremos provar isso para você.
Se você tem irmão ou irmã ou conhece alguém que tenha, vai identificar bem a situação:
Todo irmão tem a desconfiança que seu pai ou sua mãe, concede privilégios para o outro irmão ou irmã. E se houverem mais outros irmãos a coisa fica mais dramática ainda. Os “vitimados” sempre pensam que todos os outros irmãos recebem melhor cobertura do que eles. Ganham os melhores presentes e são distintamente tratados melhores.
E na maioria dos casos isso realmente acontece!  É o maior exemplo da falta de gestão das relações.
Os pais, em sua grande maioria e de forma involuntária, nunca souberam praticar a gestão do relacionamento entre os filhos. Privilegiam um em detrimento do outro. O mais velho geralmente se ferra, pois o mais novo é sempre mais “bonitinho”, mais indefeso, mais isso e mais aquilo. Já o primeiro filho ou filha é sempre e tão somente o mais velho ou mais velha e justamente por isso tem que entender essa diferenciação.
Putz, Batman, santa injustiça!
Uns ganham o mais atenção, enquanto outros ganham um carinho diferente. Isso é natural! Não existe a hipócrita maneira de “amar todos da mesma forma” e com a mesma intensidade!
Os exemplos continuam nas casas.
Repetimos que todos nós nascemos pelados, e na busca de proteção e no afã de suprirmos nossas necessidades vamos viver buscando companhias por toda nossa vida.
No início são as relações quase incestuosas, ao sorvermos o alimento diretamente do seio de nossa mãe. Ela é nossa primeira parceira. É ela que nos esquenta quando sentimos frio, que nos refresca quando suamos e que nos protege daquilo que nem imaginamos que possa nos ameaçar. É quase involuntário!
Com o tempo essa relação esfria e nos provoca a querermos mais. Buscamos satisfazer nossas necessidades humanas com outras pessoas. Estabelecemos novas relações. Namoramos, casamos. Às vezes dá certo, outras vezes não!
Separamos e casamos de novo... até acertarmos.
É importante salientar que as relações somente são satisfatórias quando suprem as necessidades e os desejos das duas partes.
Ao atingirmos certa idade somos acometidos pelo incessante desejo de termos uma companhia ao nosso lado. Alguém para conversarmos, para tomarmos aquele cálice de vinho e para compartilharmos bons momentos, maus momentos e até momentos difíceis de interpretar.
Mas vocês sabiam que um casal é a empresa mais complexa que pode existir?
Casais são sócios integrais. Aquela pessoa que resolve nos acompanhar é exatamente assim como nós, com todas as diferenças e semelhanças. Têm suas metas, suas expectativas, seus desejos, suas necessidades. E nem sempre essas vontades todas acompanham as nossas. Mas nem por isso deixa de estar ao nosso lado.
Conviver com outra pessoa, talvez seja a tarefa mais difícil das pessoas civilizadas. Conciliar, dar atenção, sorrir, escutar, interpretar, respeitar, merecer, conquistar, convencer, negociar, ceder, discutir, estabelecer contato diário, colaborar, ser o agente ativo na relação... ser o agente passivo...ufa é muita coisa!!
Viver uma vida a dois é a maior aula prática de gestão e de empreendedorismo que pode haver.
É algo como suportar o barulho do ronco, respeitar os gostos diferentes, surpreender com pequenos gestos. Abraçar nos momentos de necessidade, segurar na mão e assegurar com um simples olhar, de que a outra pessoa nunca estará sozinha enquanto estivermos unidos pelos mesmos objetivos.
Até mesmo aceitar a torcida pelo time adversário. Tudo isso é essencial para se estabelecer o saudável código de convivência da gestão do casamento e da relação entre duas pessoas que decidem dividir o espaço das escovas de dente no armarinho do banheiro.
Assim como nos negócios, a coisa só vai dar certo se os dois cederem e se completarem, auxiliando-se mutuamente. É a formação de uma dupla, de uma sociedade, de um casal. É a realização de um negócio de amor!
A Margarete e eu desenvolvemos essa parceria. Ela me completa e é a minha maior crítica construtiva. Eu sou seu maior incentivador. Eu sou empreendedor, motivador, entusiasta e apaixonado pelos processos de reinvenção. Ela é a ponderada, a analista. Ela é a voz que torna as coisas mais claras.
Hoje somos sócios em casa, na nossa vida a dois. E somos sócios também em nossa empresa de consultoria e de treinamentos. Eu cuido do show... ela prepara o espetáculo.
E assim vamos aprendendo cada dia mais e mais um com o outro. Todos os dias nós dois descobrimos coisas novas sobre tudo e sobre todos. Aplicamos essas descobertas e as coisas que aprendemos nas nossas consultorias realizadas em empresas. Eu cuido da gestão comercial, do marketing e da motivação. A Margarete faz a gestão das pessoas que executarão os apontamentos de nosso trabalho profissional.
E em casa ambos somos gestores de nosso sucesso e de nossa felicidade, porque o nosso objetivo maior é sermos felizes e fazermos cada vez mais pessoas felizes!
Boas práticas de gestão para todos vocês e até nosso próximo artigo de casal aqui no Blog Desafio de Gestão!
 
 
 
Emir Pinho
Palestrante Motivacional e Comercial, Consultor e Gestor de Segurança nº 1 no Google
(51) 9967 3306 - emir@consultordeseguranca.com.br
www.facebook.com/emirpinho - twitter: @emirpinho
 
Margarete Rodrigues Pinho
Formanda em Gestão de Recursos Humanos e Diretora da EMP Consultoria e Treinamentos Empresariais
(51) 9826 8526 – (51) 3377 8237 - meg@empconsultoria.com.br
http://www.facebook.com/margaretegrpinho - Twitter: @meg_rodrigues
www.consultordeseguranca.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário